1.Localização geográfica
Angola é um país com 1.246.700km², localizado na África Austral, abaixo do trópico de capricórnio.
Faz fronteira a norte com A República do Congo Brazavile, a nordeste com a República de Congo, a Sul com a República da Namíbia, a este com a Repúblca da Zâmbia e a oeste é limitada pelo oceano atlântico, com uma fronteira estimada de 6.487, das quais 4.837 terrestre e 1650 marítima, consta entre os 10 países mais grandes de África. Tem como capital a cidade de Luanda.
2.Línguas
A divisão político-administrativa de Angola é composta por 18 províncias, e 161 municípios, o português é a língua oficial,resultante da colonização portuguesa, a mesma é falada em todo território nacional, unindo deste modo o país em toda sua dimensão.
Todavia, apesar da existência de uma língua oficial, Angola possui as suas próprias línguas, são aproximadamente 20 línguas, entre elas destcamos o Kimbundo, Umbundu, o Kikongo, o Fiote, o Tchokwé, Ngangela, Kwanhama, línguas estas completamente autónomas e com uma certa interrelação uma da outra, pois pertencem ao mesmo grupo linguístico”bantu”, essas, eram as línguas faladas no actual território angolano pelos povos que o habitavam-no, antes da chegada dos portugueses na foz do rio Zaire.
3.Étnicidade
Em Angola há pluralidade étnica, de norte a sul encontramos povos de diferentes hábitos e costumes, cada grupo étnico possui a sua língua nativa.
Bakongo: abarca o norte de Angola, com realce para as províncias do Zaire e Uíge, Cabinda também é enquandrada neste grupo étnico, pesembora um pouquinho independente dado o seu estatuto político e possui uma língua com um número significante de falantes, era a língua oficial do rein do Congo.
Ambundu: povos que habitam o ocidente de Angola e um pouco para o centro, abarcando as províncias de ( Luanda, Bengo, Kwanza Norte, Kwanza Sul e Malange), tem nacional o kimbundo. Língua falada no antigo reino do Ndongo.
Ovimbundo: habitam o litoral su de Angola, descaindo um pouco para o centro (Benguela, Huíla, Namibe, Huambo, Bié o sul da província do Kwanza sul)é a língua com maior número de falantes, é língua fala no antigo reino do Bailundo.
Kwanyamas: envolve as províncias fronteriças do sul (Cunene e Cuando Cubango), porém era a língua falada no antigo reino dos Kwanhamas).
Finalmente os Tchokwes, povos que habitam o leste de Angola, Lunda sul, Lunda Norte e Moxico, são as províncias em causaera a línga falada no antigo reino dos Lundas.
4.Hábitos e costumes
4.1- Festas
Como já mencionamos, Angola é um musaico cultural, sendo se verifica uma grande simbiose entre os distintos grupos étnicos bem como a influencia Portuguesa que aproximadamete 5 séculos fez de Angola sua propriedade (Colónia). O carnaval é festa tipica realizada em todo território nacional, anualmente, com rítmos folclóricos tem como finalidade a difusão da cultura angolana, as danças do mar, realizadas na província do Namibe, simbolizando as antigas celebrarações culturas de carácter desportivo e recreativo,as festas da nossa senhora da muxima, numa espécie de peregrinação realizada na província do Bengo, as festas da nossa senhora do monte na província d a Huíla é uma forma de peregrinação também realizada uma vez por ano na cidade do Lubango.
4.2- Danças
As danças em Angola também têm o seu espaço,numa amexua entre o tradicional e o contemporâneo, com destaque para as dança dos chingãs, homens trajados e mascarados, a dança dos mumuílas, a dança dos mucubais, e outras danças não menos importante, formam o quadro das danças tradicionais de Angola. Na vertente contemporâne, destacamos o semba, a kizomba bem como o Kuduro, com uma delas com as suas particularidades, sendo que o kuduro, é um estilo bastante folclórico que bastante aderido pela juventude angolana, e de alguns países lusófonos e não so.
4.3- Arte
Neste item destacamos a arte da máscara azul, que siboliza a cultura Africana em particular Angolana, representa parte dos rituais angolanos, sendo a clivagem o príncipal ponto de referência, no caso a vida e a morte, a passagem da infância à vida adulta, a celebração de uma nova colheita, bem como o começo de uma nova estação. A madeira, bronze o marfim também é trabalhado, alhiás desde o paleolítico, as esculturas e as máscaras também têm o seu espaço, entre elas “o pensador” dado como símbolo para o progresso da nação, tanto mais que consta na moeda nacional, a máscara fêmea da Mwona-Pwo usada para rituais de puberdade para os rapazes, as máscaras poli-cromáticas kalweka usadas para cerimónias de circuncisão, de igual modo as máscaras de cikungu e de cihongo, acerâmica também faz parte dasartes praticadas em Angola. Hodiernamente, essas peças podem ser encontradas no mercado artesanal, localizado a sul de Luanda bairro Benfica, no museu de antropologia localizado nos coqueiros, rua Frederick Engles.
4.4- Gastrónomia
O mahindu dos povos mucubais, o pirão, o fuge de bombó a cachupa, a calderada, o mufete, a moamba de galinha, a feijoada, a sopa de feijão e repólho, a canjica, frutos do mar, a kissangua, o maruvo, a cuca, a nocal, e eka, a sagres, e tantas outras, entre bebidas e comida, os não menos importantes frutos silvestres e uma diversidade de produtos agrícolas, consagram a rica gastronomia angolana. Importa-nos aqui salientar que os alimentos assim como bebidas acima mencionadas provêm dos diferentes grupos étnicos que formam o país.
5- Símbolos nacionais e Religião
São símbolos nacionais o a insígnea, a bandeira nacional, o hino nacional, em conformidade com o artigo 18º da constituição nacional.
Relativamente a religião, emana-nos a história que a primeira religião da actual Angola é o “animismo” que consistia na adoração de deuses de diversas natureza, (árvores, sol, chuva, anciões, etc, tendo em conta o contexto social destes povos. Porém, actualmente, a população Angolana é cristão, sendo que estatísticas indicam para uma maioria católica, e o resto da população e protestante (Metodista, Anglicanos, Tocoistas, Baptista), etc.
5.1- Heróis nacionais
Várias são as figuras que se destacaram durante a luta de libertação nacional, que teve o seu início a 4 de Fevereiro de 1961 na província de Malange, quando os nativos africanos rebelaram-se contra o julgo colonial Português.
Entretanto, tal como mencionamos anteriormente, antes da presença portugusa em solo Angolano, isto no século XIV, mais concretamente em 1482, a divisão administrativa de Angola circunscrevia-se em reinos, onde destacava-se o reino do Congo, dado o seu grande poderio, e todos os demais reinos por sua vez pagavam tributo a este. Os reinos do Ndongo, Matala, Lundas, Bailundo, kwanhama completavam o quadro de reinos.
Como já referimos, cada reino tinha o seu próprio rei, que após a tentativa de ocupação e conquista dos mesmos pelos portugueses, originou um período histórico chamado “resistência”, nomes sonantes como rainha N´zinga-reino do Ndongo, rei katiavala- reino da Matala, Ekuikui II do Bailundo, Lweji a Konde rainha das Lundas, Kimpa Vita, reino do kongo, Ngola Mbandi, Ngola kanini, Mutu ya Kevela, Mandume rei dos Kwanhamas, afirmaram-se como grandes heróis nesta época. Entre os contemporâneos destacamos António Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola, Lúcio Lara, Mário Pinto de Andrade, Holden Roberto, Viriato da Cruz Neto, Agostinho Mendes de Carvalho e otras figuras que se destacaram impulsivamente na luta de libertação nacional, formam o quadro dos heróis Angolanos.
Referências Bibliográficas
Constituição da República de Angola 2010
Livro de Geografia de 8ª Classe do sistema vigente de educação (Elaborado pelo Ministério da Educação Nacional de Angola 1999)
Direito Público Angolano Feijó, Carlos 2001-Luanda-Angola
Política e Poder na África austral 1974-1989 (Silva, Sérgio Escolar Editora 2013)
Wikipédia Artigo Etmologia de Angola e Cinquenta anos de literatura Angolana (Ana, Paula,Tavares- 2009 São Paulo Brasil)
|
5 |
Biografia
Nome: Paixão António José
Filhação: Ernesto José e Adélia António
Data de nascimento: 26 de Outubro de 1992
Nacionalidade: angolana
Estado civíl: solteiro
Residente em Luanda/ Sambizanga-Miramar
B.I Nº 004606695LA049
PASSAPORTE Nº N0899320
CARTA DE CONDUÇÃO Nº UJ40326
HABILITAÇÕES LITERÁRIAS
ENSINO PRIMARIO
Iniciação 1998/1999 Escola sete de Agosto-Luanda
1ª classe 1999/2000 Escola sete de Agosto-Luanda
2ª classe 2000/2001 Escola sete de Agosto-Luanda
3ª classe 2001/2002 Escola sete de Agosto-Luanda
4ª classe 2002/2003 Escola sete de Agosto-Luanda
5ª classe 2003/2004 Colégio Bom Samaritano-Lobito
6ª classe 2004/2005 Esc. Comandante Valódia-Lobito
Iº CICLO SECUNDARIO
7ª classe 2005/2006 Esc. Major Saidy Vieira Dias Mingas “Lutuima” Lobito
8ª classe 2006/2007 Esc. Major Saidy Vieira Dias Mingas “Lutuima” Lobito
9ª classe 2007/2008 Esc. Major Saidy Vieira Dias Mingas “Lutuima” Lobito
IIº CICLO SECUNDARIO
10ª classe 2008/2009 História/Geografia IMNE-Marista-Luanda
11ª classe 2009/2010 História/Geografia IMNE-Marista-Luanda
12ª classe 2010/2011 História/Geografia IMNE-Marista-Luanda
13ª classe 2011/2012 História/Geografia IMNE-Marista-Luanda
ENSINO SUPERIOR
1º ano 2012/2013 Ciência Política Faculdade de Ciências Sociais-UAN
2º ano 2013/2014 Ciência Política Faculdade de Ciências Sociais-UAN
3º ano 2014/... Ciência Política Faculdade de Ciências Sociais-UAN
CURSOS PROFISSIONAIS
Curso de Inglês 2008/2010
Curso de Francês 2010/2011
Curso de Bibliotecário 2011
Curso de Secretariado informatizado 2012
Curso de Chefia de chefia e liderança 2013
Curso Relações públicas e marketing 2013
Curso de Alemao 2014
CULTURA GERAL
Português, falado e escrito fluentemente
Inglês falado e escrito fluentemente
Francês falado e escrito fluentemente
Alemao falado e escrito fluetemente